Marília Arraes e Raquel Lyra voltam a se enfrentar em debate nesta quinta (20)

Este é o segundo debate do segundo turno

As candidatas Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) participam, nesta quinta-feira (20), de debate para governadora de Pernambuco. O encontro é promovido pela Rádio Jornal e tem início marcado para 10h. A mediação é do jornalista Wagner Gomes.

Esse será o segundo debate entre as candidatas neste segundo turno das Eleições 2022. O primeiro, na terça-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife, foi marcado pela apresentação de propostas e troca de farpas.

Os demais debates serão na TV Nova, nesta sexta-feira (21), às 21h; na TV Guararapes, na segunda-feira (24), às 18h; na TV Jornal, na terça-feira (25), às 11h; e na TV Globo, na quinta-feira (27), às 22h.

Por que a senhora quer governar Pernambuo?
Cada uma tem dois minutos

RAQUEL LYRA
A dez dias das eleições. Pernambuco vive o pior momento da sua história recente. Somos vice-campeões de desemprego. Temos a Região Metropolitana mais miserável e o maior problema de falta d’água. Não há agua nas torneiras. Pernambuco agora tem uma oportunidade histórica. Pode escolher minha adversária, uma candidata que representa a continuidade do governo Paulo Câmara. Ou eu. Sou Raquel Lyra. Fui duas vezes prefeita de Caruaru. Foi lá que consegui chegar aos invisíveis, cuidar dos pequenos, das mães, reduzir a violência. Sou Raquel Lyra e meu número é 45.

MARÍLIA ARRAES
Pernambuco elegeu a primeira senadora e agora vai eleger a primeira governadora. Tem a oporunidade de eleger um projeto atrelado ao do presidente Lula. Não dá pra considerar Pernambuco uma ilha. Não deu certo quando se escolheu um gerente. Vamos cuidar das nossas crianças, das mães, da infraestrutura. Pernambuco vai voltar a se orgulhar, a crescer. Na nossa gestão, vamos voltar a fazer isso com o presidente Lula. Não apenas porque somos aliados, mas porque Lula tem o mesmo projeto. Vamos fazer juntos, de Brasília Teimosa a Brasília. Sou Marília Arraes e meu número é 77 (adotou a mesma estratégia de Raquel que tem terminado as respostas dizendo o nome e o número)

SEGUNDO BLOCO
Candidatas fazem perguntas entre si

Raquel pergunta a Marília
A gente concorda que Pernambuco não precisa de uma gerente. Paulo Câmara foi muito ruim. A que a senhora atribui a falta de confiança em você?

Queeria lembrar que fui aprimeia colocada em Pernambuco. Temos uma história de luta. Você começou a andra de um ano pra cá, ao lado do candidato de Bolsonaro. Falou 19 vezes Paulo Câmara. Foi você que colocou ele lá. Você e seu pai. Eu sabia que não ia dizer certo. Eu queria que você estivesse com o presidente Lula. Neutro só sabão de bebê. Recife conhece minha história. O Estado de Pernambuco me conhece desde que andei com Arraes e com Eduardo.

Quem conhece Marília não vota em Marília. Fui reeleita em Caruaru e tenho a confiança do povo. O povo quer uma governadora que tire as propostas do papel. Não quer briga de mentirinha. Briga com o primo e se junta de novo. Vamos fazer com respeito

Pois é, Raquel. Você era aliada a Paulo Câmara e depois se juntou a Temer e a Bolsonora. Você ficou em Caruaru enquanto eu estava em Brasília, em Pernambuco, trabalhando bastante. Caruaru lhe deu nota 5, porque você é especialista em prometer e não cumprir

Marília pergunta a Raquel

Quem conhece Marília não vota em Marília. Fui reeleita em Caruaru e tenho a confiança do povo. O povo quer uma governadora que tire as propostas do papel. Não quer briga de mentirinha. Briga com o primo, será que foi briga mesmo? Brigou com Paulo Câmara. Será que brigou mesmo? E se junta de novo. Vamos fazer um governo com respeito.

Pois é, Raquel. Você era aliada a Paulo Câmara e depois se juntou a Temer e a Bolsonaro. Você ficou em Caruaru enquanto eu estava em Brasília, em Pernambuco, trabalhando bastante. Caruaru lhe deu nota 5, porque você é especialista em prometer e não cumprir.

Marília pergunta a Raquel
Merenda escolar é muito importante. Você é ré em vários processos. Explique melhor essa história.

O fato é que Marília Arraes em vez de discutir soluções para Pernambuco só traz fake news. A campanha como ela usa o tempo de inverdades. Todas são improcedentes. E quando você estava só em Caruaru é um desrespeito ao povo. Fui eleita pra isso. A senhora foi a deputada mais ausente. Fura-fila da vacina e se absteve. Fez acordo com a presidência da Câmara pra ganhar um cargo lá. Pernambuco precisa enxergar seu futuro. Mudei os índices da violência. Reduzimos homicídios.

Raquel, você nunca foi deputada federal. Pra ser governador precisa saber. Não ganhei cargo. Fui eleita. E todo mundo sabe tenho lado. Quem inventa menira é você. Ana Célia não estava na Funase na sua gestão desastrosa. Encontrei uma moça que chamou você de Raquel do tapuru.

Quem me conhece sabe que fui presente. Tudo que diza respeito a minha cidade era minha responsabilidade. A gente trabalhou incansavelmente durante a pandemia, a greve de caminhoneiro. Por Caruaru ela não caminhou. Vou colocar água na torneira, acabar o desemprego.

Raquel pergunta a Marília
Vamos falar sobre mentira e fake news. Não diga que você não conhece. Quando realmente você vai parar de inventar mentiras?

Ganhamos ações contra sua campanha. Se houve asessor meu que fez isso, houve também assessor seu.Pelo amor de Deus, Raquel. Você implementou terror. Não tem pulso. Não tem Eu tenho posição. Lula quer o fim da fome. Bolsonaro fez uma fala pedófila. ´:E mãe de dois meninos. Todas as mulheres sabem o que é um homem olhar com olhar de safadeza.

Em 2020 vocês viram um show de horrores de Marília brigando com o primo. Agora, em vez de debater, mente tanto que nem sente. Não há nenhuma condenação da minha campanha em relação à dela. Foi condenada nove vezes. Sempre trabalhei com a verdade e quero governar com transparência.

Quem não quer discutir pernambuco é ela. Só quer falar de mentira. Precisa dizer o que . Deve ser invisível pra ela. Pra mim, nunca foram. Você sempre falou. Pecha de continuidade. mas eu sempre fui oposição de verdade. Você ajudou.

Marília pergunta a Raquel
Na sua gestão você quis mudar a feira de lugar. Por que não deu certo?

Falo dos invisíveis aos olhos do poder público. Não enxerga Lu que mora nas palafitas. Eu até soube que você estava copiando do nosso guia a palavra invisível. Quem governa com intenção? Quem vai consertar as estradas e o teto da Restauração é a governadora de Pernambuco. Construimos o mercado casa rosa, trocamos fiação. O povo de Caruaru sabe disso. Você está buscando depoimentos contra mim. É impossível fazzer tudo so. Cria comissão, fez uma reunião. É só pra tirar retrato.

O povo de Caruaru sabe, os ambulantes sabem. Abandono, risco de incêndio em Caruaru. Falta de diálogo. Você autoritária. Muito parecida com Paulo Câmara e como seu presidente. Tenho dois exemplos muito próximos: Arraes e Lula, que sabem negociar. Fala grosso com quem é pobre e fala fino com quem é rico.

Quem está nos ouvindo percebe que Marília fala muito mais do meu trabalho que do dela. Ela quase não fez nada. Foi secretária de Geraldo Julio e só conseguiu executar 10% do orçamento. Pra ser governante é preciso saber construir os sonhos. Não é presidente da República – em quem ela sempre se escora pra ganhar votos – que vai resolver os problemas de Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X