A derrota por 2×0 para o São Paulo no estádio do Morumbi no sábado passado (27), pela 36ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, praticamente rebaixou o Sport para a Segunda Divisão. Apesar de a queda ainda não ter sido consumada matematicamente, o cenário é quase irreversível. E pode ocorrer até mesmo antes de o Leão entrar em campo na próxima sexta-feira (3) contra o Flamengo na Arena de Pernambuco.
Com 33 pontos e apenas três jogos a fazer, o rubro-negro só pode chegar aos 42 pontos, caso vença Flamengo, Chapecoense e Athletico-PR. Assim, só poderia ultrapassar Atlético-GO (41 pontos), Bahia e Juventude (ambos com 40) e Grêmio (36). É preciso passar três deles, uma vez que a lanterna Chapecoense, com 15 pontos, já está rebaixada.
Nesta segunda-feira (29), tem Atlético-GO x Bahia às 19h no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O melhor resultado para o Leão é um empate, pois deixaria o time pernambucano ainda com chance remota de passar os dois times. O Dragão iria para 42, mas tem apenas nove vitórias – o Sport tem oito. Já o Tricolor de Aço iria para 41. E não poderia vencer mais nenhuma partida, assim como o Atlético-GO teria que perder todas as restantes.
Caso tenha um vencedor no jogo entre Atlético-GO e Bahia e o Juventude derrote o Bragantino na terça-feira (30), às 19h, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Sport estaria matematicamente rebaixado para a Série B em 2022. Caso resista a esses dois jogos, o Leão ainda vai ter que secar o Bahia na quinta-feira (2), contra o Atlético-MG na Fonte Nova, jogo que pode marcar o título do Galo de forma definitiva.