Instituto Nelson Wilians defende educação cidadã em encontro da ABEL

O Instituto Nelson Wilians (INW) participou do 41º Encontro Nacional da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), realizado nesse último final de semana em Natal (RN). O evento reuniu representantes de escolas legislativas de todo o país para discutir o papel da educação cidadã na consolidação da democracia. Com o tema “Educação Cidadã e Democracia”, o encontro aconteceu em um contexto de baixa mobilização política entre os jovens brasileiros. Segundo pesquisa da Fundação SM, mais de 85% deles não se consideram cidadãos ativos. A discussão girou em torno da urgência de promover pertencimento, informação e participação social desde as bases.

“O evento reforçou a importância de alianças entre instituições que trabalham pela formação de uma cidadania ativa e informada”, afirmou William Ruiz, gerente de Inovação e Relações Institucionais do INW.

Durante o encontro, o instituto compartilhou experiências de projetos como o Compartilhando Direito, que leva educação para a cidadania a escolas públicas e organizações sociais em oito estados. A iniciativa dialoga com a proposta das escolas do Legislativo, voltadas à promoção da participação política e da transparência.

“Cidadania se constrói com informação, diálogo e pertencimento. A educação legislativa, quando conectada aos desafios sociais, é uma ferramenta de transformação coletiva”, disse Anne Wilians, fundadora e presidente do INW.

Para Roberto Lamari, presidente da ABEL, as escolas legislativas consolidam uma nova função do Parlamento: a de educar para a democracia. O evento também apresentou iniciativas locais que envolvem comunidades, estudantes e organizações sociais em ações de escuta, formação e engajamento cívico.

Formação Cidadã

Durante o encontro, experiências diversas foram compartilhadas, evidenciando que a formação cidadã acontece de forma complementar à escola tradicional em projetos comunitários, ações de voluntariado, rodas de conversa, itinerários formativos e processos de escuta que reconhecem os saberes dos territórios. A presença do INW reforça essa perspectiva e contribui com aprendizados de iniciativas como o Compartilhando Direito, que vem promovendo formação cidadã em escolas públicas e organizações sociais em oito estados do país.

Ao integrar os debates da ABEL, o INW se soma a um movimento mais amplo de instituições que apostam na educação como prática transformadora, ferramenta de justiça social e fundamento para uma democracia viva, construída diariamente com participação, diversidade e compromisso ético.

 

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